sábado, 11 de fevereiro de 2012
IV Seminário "Música Ciência e Tecnologia"
Ocorrerá na USP de 2 a 4 de julho de 2012. Abaixo, informações extraídas da página do evento:
"IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas
Dando prosseguimento às edições anteriores (2004, 2006 e 2008) este IV Seminário Música Ciência Tecnologia almeja ampliar o espaço de discussão numa área interdisciplinar que no Brasil vem sendo chamada de Sonologia. O termo abarca disciplinas que gravitam em torno da música e de outras práticas criativas que têm o som como elemento central. Assim, a sonologia não define uma estética, e menos ainda um repertório, mas uma tipo de abordagem em que confluem questões estéticas, técnicas e socioculturais. Embora a tecnologia seja um aspecto recorrente das pesquisas em sonologia, ela não se constitui nem como centro nem como fundamento da área.
Neste IV Seminário escolhemos o tema Fronteiras e Rupturas para estimular a reflexão e o debate a cerca das consequências e desdobramentos de práticas musicais experimentais que têm se desenvolvido e consolidado em décadas recentes: da música eletroacústica ao circuit-bending, das manifestações da arte sonora à música feita pela (e na) Internet. Essas práticas propõem um alargamento dos modos de criação e dos espaços de difusão e fruição musical. Modificam também as relações sociais da música rompendo com as fronteiras entre compor, tocar e escutar. Essas transformações, tão rápidas como efêmeras, consistem num campo fértil de investigação e debate.
A iniciativa deste IV Seminário vem do estimulante trabalho realizado nos últimos 3 anos pelo grupo MOBILE, um grupo de pesquisas sediado no departamento de música da Universidade de São Paulo. O grupo, de natureza multidisciplinar, tem se dedicado justamente à investigação das práticas musicais atuais dentro da perspectiva da Sonologia e a colaboração dos participantes tem sido fundamental para a realização deste evento.
Fernando Iazzetta"
Maiores detalhes em http://www.eca.usp.br/mobile/smct2012/
Leonardo Brum
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário