sábado, 11 de fevereiro de 2012

IV Seminário "Música Ciência e Tecnologia"



Ocorrerá na USP de 2 a 4 de julho de 2012. Abaixo, informações extraídas da página do evento:

"IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas

Dando prosseguimento às edições anteriores (2004, 2006 e 2008) este IV Seminário Música Ciência Tecnologia almeja ampliar o espaço de discussão numa área interdisciplinar que no Brasil vem sendo chamada de Sonologia. O termo abarca disciplinas que gravitam em torno da música e de outras práticas criativas que têm o som como elemento central. Assim, a sonologia não define uma estética, e menos ainda um repertório, mas uma tipo de abordagem em que confluem questões estéticas, técnicas e socioculturais. Embora a tecnologia seja um aspecto recorrente das pesquisas em sonologia, ela não se constitui nem como centro nem como fundamento da área.

Neste IV Seminário escolhemos o tema Fronteiras e Rupturas para estimular a reflexão e o debate a cerca das consequências e desdobramentos de práticas musicais experimentais que têm se desenvolvido e consolidado em décadas recentes: da música eletroacústica ao
circuit-bending, das manifestações da arte sonora à música feita pela (e na) Internet. Essas práticas propõem um alargamento dos modos de criação e dos espaços de difusão e fruição musical. Modificam também as relações sociais da música rompendo com as fronteiras entre compor, tocar e escutar. Essas transformações, tão rápidas como efêmeras, consistem num campo fértil de investigação e debate.

A iniciativa deste IV Seminário vem do estimulante trabalho realizado nos últimos 3 anos pelo grupo MOBILE, um grupo de pesquisas sediado no departamento de música da Universidade de São Paulo. O grupo, de natureza multidisciplinar, tem se dedicado justamente à investigação das práticas musicais atuais dentro da perspectiva da Sonologia e a colaboração dos participantes tem sido fundamental para a realização deste evento.

Fernando Iazzetta
"

Maiores detalhes em http://www.eca.usp.br/mobile/smct2012/

Leonardo Brum



Apresentação do seqüenciador para o doodle "Les Paul"

Olá!

Segue mais abaixo a apresentação de slides utilizada em minha comunicação livre no Digitalia sobre o seqüenciador que desenvolvi para o doodle "Les Paul" (a.k.a. "Guitarrinha do Google"). O seqüenciador propriamente dito foi disponibilizado no último post

Eis uma breve descrição do trabalho:

Por ocasião do 96º aniversário do guitarrista Les Paul, a Google lançou uma versão artística (doodle) de seu logotipo em homenagem a ele. O doodle em questão possui funcionalidades musicais que incluem a gravação e reprodução de linhas melódicas. Tais funcionalidades foram analisadas num processo de engenharia reversa parcial, no intuito de se implementar um seqüenciador que possa gerar músicas a serem tocadas pelo doodle sem necessidade de gravação em tempo real, seja pelo mouse ou teclado do computador.

Até a próxima.

Leonardo Brum

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um seqüenciador alternativo para o doodle "Les Paul"





Seqüenciador para Google LesPaul








G2 A2 B2 C3 D3
E3 F#3G3 A3 B3                           


11/21/41/81/16 

Notas:
  


Endereço: